A vacina do Butantan contra a Dengue está na fase final
- forumfdc
- Apr 18, 2022
- 2 min read
Updated: May 20, 2022
A previsão é de que o estudo termine até 2024
O Instituto Butantan trabalha para desenvolver uma vacina contra a Dengue que possa ser aplicada sem restrições. O Brasil já tem um imunizante aprovado pela Anvisa. A DengVaxia, da Sanofi, foi registrada no fim de 2015.
A aplicação, no entanto, é limitada. A bula explica que ela é indicada para pessoas que já tiveram infecção por algum dos subtipos da dengue anteriormente. Isso porque a DengVaxia pode agravar o quadro de quem contrai a doença pela primeira vez.
Os resultados da fase 3 da pesquisa do Butantan já foram enviados para um comitê de pesquisadores brasileiros e do exterior. Caso os cientistas aprovem os dados, o pedido de registro será encaminhado à Anvisa.
Segundo a gerência de projetos do Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas Virais do Butantan, o imunizante começou a ser desenvolvido em 2010. O departamento ressalta que a dificuldade para a conclusão da pesquisa não é financeira, mas científica.
Os pesquisadores já fazem o acompanhamento dos últimos voluntários incluídos nos testes, o que significa que o desenvolvimento do imunizante está na fase final. A previsão é de que o estudo termine até 2024.
Já outros pesquisadores do Info Dengue, sistema de monitoramento de arboviroses desenvolvido pelas Fundações Oswaldo Cruz e Getúlio Vargas, destacam que uma vacina contra a dengue aplicada em massa poderia reduzir os casos graves da doença no país. São de 500 mil a um milhão de casos todos os anos no país.
O Instituto Butantan já tem patente em mais de 20 países e já transferiu a tecnologia do imunizante contra a dengue para a Merck, farmacêutica alemã que também faz pesquisas de vacinas contra a doença.
Fonte: Instituto Butantã
Fotos: Secretaria Municipal da Saúde (SME)/ Governo de SP/ Instituto Butantan Reportagem: Márcia Brasil

Comments