Alagamento crônico causa transtorno com fortes chuvas na Rua Arnaldo Cintra
- forumfdc
- Jan 31, 2022
- 2 min read
Updated: May 20, 2022
Moradores, trabalhadores, comerciantes e prestadores de serviço da rua Arnaldo Cintra enfrentam alagamentos frequentemente quando chove forte na região do Tatuapé, Vila Formosa e Aricanduva.

Segundo informações de jornais de bairro, em 2020, um grupo formado por moradores, síndica de um dos condomínios, um representante do CONSEG do Parque São Jorge, se reuniram com os subprefeitos naquele ano: da Mooca, Guilherme Kopke Brito, acompanhado do Engenheiro, e da Penha, Thiago Della Volpi.
Na reunião, um vereador acompanhou o acordo e o projeto. Os subprefeitos prometeram dar uma solução com o departamento de obras da prefeitura e resolver o problema.
Os anos passaram, e as reclamações continuam. No último domingo, 16 de janeiro, uma forte chuva levou moradores ao mesmo drama, e registraram imagens de carros estacionados nas ruas e nos estacionamentos no entorno, submersos, ou seja, encobertos pela água. Outras imagens flagraram o transbordamento do rio Aricanduva, com carros ilhados.
Algumas pessoas dizem que ficam presas por muitas horas, não conseguem sair para trabalhar ou estudar, e quem quer chegar em casa tem que esperar baixar a água misturada com o esgoto. Já num outro vídeo o morador relata que a "a água cheira podre".
Vale ressaltar, que no local existem mais de oitocentas famílias dos condomínios Vivace Club e Vivace Park que lidam com os alagamentos, entre a Rua Arnaldo Cintra e a Avenida Condessa Elizabeth Robiano.

Nas últimas chuvas, o grupo que estudou o projeto disse não ter mais respostas e que tudo ficou só no papel. Segundo o morador Allan Rocha, há necessidade de "obras com grande intervenção".
Alguns moradores não se conformam com a extensão do problema. Conforme o mapa do Geo Sampa da subprefeitura, o córrego Tatuapé passa no meio dos condomínios e flui para o rio Aricanduva.
De acordo com a Subprefeitura da Mooca, são realizadas limpezas de bueiros, córregos, boca de lobo, mas o problema é crônico.
Reportagem: Márcia Brasil
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária para a Cidade de São Paulo

Comments