Ativista defende educação como caminho na luta pela igualdade racial
- forumfdc
- Jan 17
- 2 min read
por Nahama Nunes
A luta pela igualdade racial no Brasil exige o engajamento de todos, principalmente quando se trata de fortalecer a causa das mulheres negras, que enfrentam desafios profundos em diversas áreas da sociedade. A avaliação é de Lyllian Bragança, jornalista, sambista e ativista. Para ela, a chave para um futuro mais justo e seguro para as mulheres negras está na educação e no fortalecimento de suas vozes.
Lyllian acredita que o futuro do Brasil depende das crianças, e que o processo de conscientização sobre a identidade negra deve começar desde cedo. “Temos que ensinar desde cedo a importância do cabelo crespo, da cultura negra, e como respeitar essas questões”, afirmou. Para ela, é fundamental que as novas gerações compreendam o valor da identidade negra e aprendam a respeitar as diferentes culturas que fazem parte da história do Brasil.
Outro ponto que Lyllian destaca é a necessidade de as mulheres negras ocuparem mais espaços de fala, especialmente nas áreas culturais e religiosas, como o Candomblé, a capoeira e o samba. “O Candomblé, por exemplo, ensina a importância da natureza e da preservação, valores que precisamos incorporar desde cedo”, explica. Essas manifestações culturais e espirituais têm sido historicamente marginalizadas, mas, segundo Lyllian, são elas que carregam os ensinamentos essenciais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Além disso, ela defende que é essencial resgatar e ensinar às crianças as figuras históricas negras que foram fundamentais para a luta contra a escravidão e a opressão, como Zumbi dos Palmares e Dandara. “Ensinar aos nossos filhos sobre Zumbi, Dandara, e os valores da nossa ancestralidade é essencial”, completa Lyllian.
Para Lyllian, a luta pela igualdade racial não deve se limitar a momentos comemorativos, como o Dia da Consciência Negra, mas ser um compromisso diário de todos. “A luta pela igualdade racial deve ser diária e não apenas um evento comemorativo”, conclui, reforçando a importância da conscientização e do engajamento contínuo na busca por um Brasil mais justo para todas as mulheres negras.
A Central de Notícias da Rádio Inteira Ação é uma iniciativa do Projeto “Inteligência Artificial e Multiculturalismo”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comments