BECO DO HULK: O MAIS NOVO PONTO TURÍSTICO NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO
- forumfdc
- Feb 16, 2022
- 2 min read
Updated: Feb 23, 2022
Reportagem Caroline Rossetto
Em maio de 2019, um pouco antes da pandemia estourar ao redor do planeta, dois artistas urbanos, fundadores do Coletivo Cultural Cenário Urbano, o Waldir Grisolia e André França, tiveram a brilhante ideia, de pegar os muros de uma viela completamente degradada e sem vida, e transformá-la no BECO DO HULK.
Ao contrário do famoso Beco do Batman, o Beco do Hulk está a 30 quilômetros de distância e homenageia os super herois da Marvel, universo criado pelo mago dos quadrinhos, Stan Lee.
A ideia levou duas semanas para serem concluídas e no início, apenas uma parte da viela foi pintada. A pandemia atrasou a finalização do processo.
No começo da realização das obras, os grafiteiros receberam as tintas da SubPrefeitura, graças aos festejos do aniversário do bairro de São Miguel Paulista, do qual foram convidados para fazer esse trabalho. E desde então, os moradores do entorno, já sentiram uma boa diferença: o que antes era um lugar abandonado, as cores trouxeram vida e o interesse de pessoas de outros bairros para fazer fotos e divulgar o local, para se tornar ainda mais conhecido. Waldir afirma que sua arte retrata a realidade difícil da periferia e que é precisa que a Zona Leste sinta-se representada em algum momento
“A intenção da abertura do Beco do Hulk foi promover a arte urbana em Ermelino Matarazzo e na Zona Leste de São Paulo, evidenciar artistas e também a valorização do local, promovendo o contato direto com as pessoas e a arte”, afirma.
Desde 2019, o Coletivo tem a intenção de expandir esse projeto para os outros muros do bairro e transformar a vida dos moradores, em algo mais colorido, bonito e inclusivo:
“O grafite é uma arte urbana que age direto nas pessoas. Em muitos locais, o grafite é representado como esperança e amor. Acredito que a arte urbana, em geral, no Brasil, é bastante difundida e com certeza, melhora o ambiente e inspira essa juventude”, conclui ele.
Além dos muros em homenagem aos super herois, onde podemos encontrar os desenhos do Hulk, Stan Lee, Capitão América, Thor, Capitã Marvel, entre outros, o Coletivo tem o projeto de incluir os grafites nas escolas da região, a fim de revitalizar o ambiente, em parceria com as diretoras e coordenadoras das instituições de ensino.
Para ter o seu registro, basta ir ao Beco do Hulk, todos os dias, em qualquer horário, na Viela Gildo Lao, 1 - Ermelino Matarazzo e se divertir por ali.
Quem não consegue ir para o Beco do Batman, na Zona Oeste, o do Hulk é uma excelente opção de lazer. Mas, fique atento: a CET ainda não paralisou a circulação de carros na viela. Para garantir, o clique perfeito, pode ficar um pouco mais difícil, mas é só ter paciência.
Vale lembrar que esse passeio é GRATUITO.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária para a Cidade de São Paulo

Comments