top of page

Brasil não atinge a meta de cobertura vacinal infantil em 2022

  • forumfdc
  • Jan 13, 2023
  • 2 min read

Updated: Feb 27, 2023






O Brasil ainda não atingiu a meta de cobertura vacinal para a maioria dos imunizantes do calendário básico infantil em 2022.Uma análise do Observatório de Saúde na Infância da Fiocruz aponta que a vacina BCG é a única do calendário infantil que já bateu a meta de cobertura neste ano no país. Segundo levantamento, 90% dos bebês menores de um ano foram vacinados com o imunizanteque previne formas graves de tuberculose.


O cenário mais grave é registrado entre as vacinas aplicadas após o aniversário de um ano, a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola; a tetra viral, que inclui também a primeira dose da varicela e a hepatite A. Todas estão com cobertura inferior a 50% da população.


O médico infectologista Marcos Caseiro afirma que,com a baixa adesão a vacinação infantil,há riscos de retornos de surtos de doenças que já haviam sido erradicadas no país. Ele comenta sobre a necessidade da volta de políticas públicas para assegurar a vacinação infantil no país.


“Existe uma portaria, que foi feita na época doentão ministro da Saúde Humberto Costa que instituiu direitos e deveres com o Bolsa Família, por exemplo. O programa não se trata apenas em dar dinheiro para as famílias. As pessoas têm direito, mastambémtêm deveres. Para elas receberem o Bolsa Família, elas tinham que entregar a carteira vacinaçãode seus filhos e familiares. Se não apresentassemo documento em dia,não recebiam o benefício. Esse programa é fantástico e tem que voltar no país”, disse.


O levantamento do Observatório de Saúde na Infância foi feito com base nos dados disponíveis no Ministério da Saúde até 28 de novembro. Duas de cada três crianças no Brasil não completaram a imunização contra sarampo, caxumba e rubéola ao longo do segundo ano de vida.


Já a cobertura dos imunizantes previstos no calendário para bebês menores de um ano ficou abaixo da meta em todos os casos, mas os registros,de acordo com o Observa Infância, indicam maior adesão à vacinação nessa faixa etária.


Em nota, apesar dos baixos registros, o Ministério da Saúde informou que acompanha com atenção as coberturas vacinais em todo o país e segue priorizando a vacinação como estratégia de prevenção às doenças.


A nota diz ainda que a pasta presta apoio aos estados nas ações de incentivo à vacinação e que todas as vacinas do Calendário Nacional estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde.


A Central de Notícias da Rádio INTEIRA AÇÃO é uma iniciativa do Projeto Os Limites do Humor. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page