Brasil é novamente reconhecido como país livre do sarampo pela OPAS/OMS
- forumfdc
- Dec 5, 2024
- 1 min read
O Brasil voltou a ser reconhecido como país livre do sarampo. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) entregou o certificado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à ministra da Saúde, Nísia Trindade, em uma cerimônia oficial.
O país já havia conquistado esse status em 2016. No entanto, em 2018, a queda nas taxas de vacinação permitiu a reintrodução do vírus. O Infectologista Marcos Caseiro celebrou a nova certificação, mas alertou para a gravidade da doença, que apresenta alto risco de mortalidade.
"O sarampo é uma doença grave, altamente transmissível e com risco de morte, especialmente em populações vulneráveis. Para evitar novos casos, é essencial manter a cobertura vacinal entre 90% e 95%, principalmente entre as crianças. Além de proteger vidas, isso reduz os altos custos de conter surtos. Vacinar-se é fundamental para manter o Brasil livre do Sarampo", destaca o médico infectologista Marcos Caseiro.
A OPAS/OMS também destacou que, desde 2015, as américas eliminaram a rubéola e a síndrome da rubéola congênita, conquistas mantidas pelos países da região até hoje.
A Central de Notícias da Rádio Inteira Ação é uma iniciativa do Projeto “Inteligência Artificial e Multiculturalismo”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments