Câmara na Rua chega em Paraisópolis
- forumfdc
- 10 hours ago
- 2 min read
Na sétima edição do evento a população se junta para reivindicar melhorias para saúde, cultura e moradia
Por Luiza Borgli e Romulo Bomfim
Paraisópolis é a 3ª maior favela do país em número de habitantes desde 2024.Localizada na Zona Sul da capital paulista, a comunidade conta com 58,5 mil moradores e possui 21,4 mil moradias fixas e particulares, de acordo com dados obtidos pelo IBGE.
Pensando nas urgências da região, a 7ª edição do Câmara na Rua, iniciativa responsável por levar a estrutura parlamentar até a população, aconteceu no último sábado, dia 1º de novembro, no CEU Paraisópolis.Ao longo do dia, representantes e líderes comunitários participaram da Tribuna Popular, onde tiveram três minutos para fazer críticas, elogios e solicitar mais atenção do poder público.
Valdemir de Trindade, líder comunitário de Paraisópolis, nasceu, cresceu e ainda mora na região. Ele destacou que saúde e cultura são as principais demandas para melhorar a comunidade:
“Nós precisamos de um CAPS Infantil para cuidar das crianças. Também é necessário transformar o AMA em UPA. Hoje, nós só contamos com o Hospital do Campo Limpo, que atende muita gente. É preciso desafogar um pouco o hospital. Então, a transformação do AMA em UPA vai ajudar muito a comunidade e também o próprio Hospital do Campo Limpo.Além disso, precisamos de cultura. Precisamos de uma Casa de Cultura aqui em Paraisópolis.”
Já a aposentada e fundadora da União de Moradores, Maria Bethânia, comentou sobre a demora na definição da situação fundiária da comunidade:
“Nós temos gente de todas as regiões do país aqui dentro.O poder público nunca tomou uma decisão real para desapropriar toda a área e repassar para a comunidade.É preciso ver quem paga imposto, quem não paga, como está a situação fundiária e regularizar isso de forma definitiva.”
Ambos se pronunciaram no plenário, cujos os trabalhos foram abertos pelo presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador Ricardo Teixeira (União), que comentou sobre a importância do evento para implementar as demandas das comunidades, as quais devem ser incluídas no Plano Orçamentário de 2026:
“No primeiro Câmara na Rua, lá em São Miguel, já há ações planejadas a partir das sugestões da população.Por isso é importante que as pessoas venham e participem — seja diretamente aqui, seja na Câmara Municipal.Estamos vivendo o momento de elaboração do orçamento do ano que vem, então a população precisa participar.”
A 8ª e última edição do Câmara na Rua de 2025 está marcada para o dia 29 de novembro, no CEU Freguesia – Esperança Garcia, localizado na Rua Crespo de Carvalho, 71, no bairro da Freguesia do Ó, Zona Norte de São Paulo.
A Central de Notícias da Rádio Inteira Ação é uma iniciativa do Projeto “Inteligência Artificial e Multiculturalismo”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments