top of page
Search

"Educação não é privilégio de rico", diz Lula ao inaugurar faculdade de Matemática para jovens de todo país

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi inaugurada na última terça-feira (2) a faculdade de Matemática, no Santo Cristo, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O curso, do Instituto de Matemática Aplicada (Impa Tech), oferece 100 vagas gratuitas por ano no modelo presencial e em horário integral para jovens de todo país.

Com bolsas fornecidas pelo governo federal e moradia garantida, o objetivo é que os estudantes sejam inseridos rapidamente no mercado de tecnologia e inovação. O curso terá um ciclo básico de quatro períodos letivos; em seguida, os estudantes escolherão entre as seguintes matérias: Matemática; Ciência da Computação; Ciência de Dados e Física.

Os critérios para ingressar na Faculdade de Matemática são medalha na Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas; as olimpíadas brasileiras de Química (OBQ), Física (OBF) e Informática (OBI) também são usadas para selecionar alunos; bem como a nota de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em seu discurso durante a inauguração da faculdade, o presidente Lula disse que educação não é privilégio dos mais ricos do país. “Eu acho que todo filho seja ele da pessoa mais humilde, da pessoa de classe média baixa, tem o direito de chegar em uma universidade e ter um diploma de doutor. Educação não é um privilégio para rico. Educação é um direito de todos. Educação não é gasto, é investimento e o Estado precisa assumir essa responsabilidade”, disse o presidente.

Como a seleção para ingressar na faculdade de matemática é composta por competições e provas nacionais, é grande o número de estudantes selecionados de fora do Rio de Janeiro. Dos 52 estudantes já selecionados para a primeira turma, 44 são de outros 18 estados e do Distrito Federal. A maior parte é de Minas, com dez representantes.





Nahama Nunes para a Central de Notícias das Rádios Comunitárias de São Paulo


A Central de Notícias da Rádio Inteira Ação é uma iniciativa do Projeto EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 

bottom of page