Expectativa de vendas no Brás são altas para última semana que antecede o Natal
- forumfdc
- Dec 23, 2023
- 3 min read
O movimento preocupou o sistema operacional de trânsito, com isso o transporte
coletivo sofreu alteração em toda região; apesar do aumento no comércio físico, a
preferência ainda é pela compra online
Brasileiro tem fama de deixar para fazer as compras sempre no final, próximo às
datas comemorativas. Essa previsão que se repete todo ano para os economistas
vai lotar as ruas do Brás e promete ser o melhor ano de vendas pós-pandemia.
Vários postos de trabalho foram retomados, a economia está se aquecendo, queda
do desemprego, mais postos de trabalho. Ainda existe processo de desinflação e
queda dos itens da cesta básica, de acordo com a análise de economistas
Com a retomada da economia e o aumento no movimento de compras de Natal no
Brás, foi alterado o atendimento do transporte público, em razão do aumento
gradual no movimento de pessoas na região do Brás, visando as compras de Natal,
a SPTrans a partir de 18 de novembro de 2023, implantou a Operação Natal.
Portanto, 14 linhas de ônibus que passam no Brás sofreram mudanças nos
itinerários e pontos de embarque e desembarque, visando uma melhor circulação
dos coletivos e evitando as ruas mais cheias.
De acordo com a SPTrans, essas mudanças serão mantidas até o dia 23 de
dezembro, retomando a normalidade na véspera do Natal, dia 24.
Para quem percorre a grande São Paulo, como é o caso da dona Araci que, na
preferência pela compra na loja física, veio da zona sul para o Brás comprar roupa
para ela e já pensando no presente de Natal da família. A aposentada quer
aproveitar a viagem de casa até o centro de compras, quase 3 horas de transporte
público entre CPTM e metrô, para lucrar, também, nesse período com revenda.
“As roupas do Brás, é bom né? As lojas, não só as roupas, as lojas do centro, às
vezes tem preço, a gente sai do nosso bairro, né? Tem preço que vale a pena, né?”
O comércio varejista de rua ganhou destaque na avaliação de economistas, mas a
preferência da maioria ainda é pelas compras online. A rede varejista também tem
boa previsão para as intenções dos clientes nas lojas virtuais, neste período.
Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o brasileiro está
mais disposto a gastar.
Para a CNC, a Black Friday 2023 foi uma prévia do Natal. Os resultados no mês de
novembro, desde a criação da data, foram a melhor campanha do ano para as lojas
virtuais.
Nos últimos 3 anos, o faturamento médio por loja ao longo de dezembro tem sido
consistentemente menor do que em novembro, os resultados positivos da Black
Friday ajudam a aumentar as vendas do Natal 2023, que pode ser ainda melhor
para o comércio, com uma expectativa de aumento de 5,6% nas vendas.
Em 2022, a queda no faturamento mensal entre os meses de novembro e dezembro
foi de 36,1%. Na época, a Black Friday estava mais associada ao comércio
eletrônico do que o Natal, mas segundo uma pesquisa realizada pela Meta, 87%
dos consumidores vão deixar as compras de fim de ano somente para o Natal e
64% deles pretendem comprar online.
Historicamente, o mês de dezembro possui um saldo positivo para o comércio
eletrônico. Entre outubro e dezembro de 2022, o faturamento médio por loja dos
clientes de comércio eletrônico mais do que duplicou, apontou o SEBRAE que faz
outra prévia.
Segundo dados do sistema de análises do comércio eletrônico e, o ticket médio no
Natal de 2022 foi de R$ 249,27, ligeiramente menor que o de 2021, porém 25,2%
maior do que em 2020.
Considerando a inflação acumulada de 17,27% entre 12/2020 e 11/2022, houve um
aumento real de 6,76% no ticket médio das lojas virtuais. Não se pode dizer o
mesmo do faturamento médio por loja, que ficou 10,8% abaixo do que seria
corrigido pela inflação de 2020 a 2022.
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: CNC / SEBRAE / SPTRANS
Imagens: Márcia Brasil
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