top of page

Expectativa de vendas no Brás são altas para última semana que antecede o Natal

  • forumfdc
  • Dec 23, 2023
  • 3 min read

O movimento preocupou o sistema operacional de trânsito, com isso o transporte

coletivo sofreu alteração em toda região; apesar do aumento no comércio físico, a

preferência ainda é pela compra online


Brasileiro tem fama de deixar para fazer as compras sempre no final, próximo às

datas comemorativas. Essa previsão que se repete todo ano para os economistas

vai lotar as ruas do Brás e promete ser o melhor ano de vendas pós-pandemia.

Vários postos de trabalho foram retomados, a economia está se aquecendo, queda

do desemprego, mais postos de trabalho. Ainda existe processo de desinflação e

queda dos itens da cesta básica, de acordo com a análise de economistas

Com a retomada da economia e o aumento no movimento de compras de Natal no

Brás, foi alterado o atendimento do transporte público, em razão do aumento

gradual no movimento de pessoas na região do Brás, visando as compras de Natal,

a SPTrans a partir de 18 de novembro de 2023, implantou a Operação Natal.

Portanto, 14 linhas de ônibus que passam no Brás sofreram mudanças nos

itinerários e pontos de embarque e desembarque, visando uma melhor circulação

dos coletivos e evitando as ruas mais cheias.

De acordo com a SPTrans, essas mudanças serão mantidas até o dia 23 de

dezembro, retomando a normalidade na véspera do Natal, dia 24.

Para quem percorre a grande São Paulo, como é o caso da dona Araci que, na

preferência pela compra na loja física, veio da zona sul para o Brás comprar roupa

para ela e já pensando no presente de Natal da família. A aposentada quer

aproveitar a viagem de casa até o centro de compras, quase 3 horas de transporte

público entre CPTM e metrô, para lucrar, também, nesse período com revenda.

“As roupas do Brás, é bom né? As lojas, não só as roupas, as lojas do centro, às

vezes tem preço, a gente sai do nosso bairro, né? Tem preço que vale a pena, né?”

O comércio varejista de rua ganhou destaque na avaliação de economistas, mas a

preferência da maioria ainda é pelas compras online. A rede varejista também tem

boa previsão para as intenções dos clientes nas lojas virtuais, neste período.

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o brasileiro está

mais disposto a gastar.

Para a CNC, a Black Friday 2023 foi uma prévia do Natal. Os resultados no mês de

novembro, desde a criação da data, foram a melhor campanha do ano para as lojas

virtuais.

Nos últimos 3 anos, o faturamento médio por loja ao longo de dezembro tem sido

consistentemente menor do que em novembro, os resultados positivos da Black

Friday ajudam a aumentar as vendas do Natal 2023, que pode ser ainda melhor

para o comércio, com uma expectativa de aumento de 5,6% nas vendas.

Em 2022, a queda no faturamento mensal entre os meses de novembro e dezembro

foi de 36,1%. Na época, a Black Friday estava mais associada ao comércio

eletrônico do que o Natal, mas segundo uma pesquisa realizada pela Meta, 87%

dos consumidores vão deixar as compras de fim de ano somente para o Natal e

64% deles pretendem comprar online.

Historicamente, o mês de dezembro possui um saldo positivo para o comércio

eletrônico. Entre outubro e dezembro de 2022, o faturamento médio por loja dos

clientes de comércio eletrônico mais do que duplicou, apontou o SEBRAE que faz

outra prévia.

Segundo dados do sistema de análises do comércio eletrônico e, o ticket médio no

Natal de 2022 foi de R$ 249,27, ligeiramente menor que o de 2021, porém 25,2%

maior do que em 2020.

Considerando a inflação acumulada de 17,27% entre 12/2020 e 11/2022, houve um

aumento real de 6,76% no ticket médio das lojas virtuais. Não se pode dizer o

mesmo do faturamento médio por loja, que ficou 10,8% abaixo do que seria

corrigido pela inflação de 2020 a 2022.





Reportagem: Márcia Brasil

Fonte: CNC / SEBRAE / SPTRANS

Imagens: Márcia Brasil


A Central de Notícias da Rádio Inteira Ação é uma iniciativa do Projeto EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page