top of page

GANHADORA DO PRÊMIO APCA, EXPOSIÇÃO TUNGA:CONJUNÇÕES MAGNÉTICAS REÚNE 300 OBRAS DO ARTISTA

  • forumfdc
  • Apr 13, 2022
  • 2 min read

Updated: May 20, 2022

Reportagem: Caroline Rossetto

O Itaú Cultural junto com o Instituto Tomie Ohtake, traz a mostra “Tunga: Conexões Magnéticas” do artista Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, o famoso Tunga, morto em 2016.

A exposição, que entrou em cartaz em dezembro de 2021, foi a grande vencedora do Prêmio APCA ( Associação Paulista dos Críticos de Arte), na categoria Exposição Nacional, do Prêmio Melhores do Ano nas Artes de 2021.

A mostra reúne 300 obras do artista, abrange toda a carreira de Tunga, desde a década de 1970 até as suas últimas obras realizadas, em 2016. No ano seguinte, Tunga faleceu de câncer.

“Tunga: Conjunções Magnéticas” é a maior exposição realizada do artista. Contemporâneo, Antônio era um artista inquieto e sempre antenado com as novidades. Qualquer coisa poderia virar arte em suas mãos: cristais, madeira, resina, líquidos, cabos, papéis ou fios.

A mostra, que está distribuída em três andares, não tem ordem cronológica. As obras simbólicas, transformadas em desenhos, esculturas, objetos, instalações ou vídeos, explorando imãs, vidros, borrachas, dentes e ossos ganharam projeção internacional.

Ir a uma exposição de Tunga é a certeza de sair boquiaberto. É o caso da Gabriela Almeida, assistente editorial, de 20 anos:

“Eu não conhecia o artista. Primeiro vez que eu entro em contato com ele. Causa um estranhamento, uma coisa meio animalesca, meio selvagem. Ele brinca com o metálico, usam objetos que remetem ao nosso corpo. Me dá um estranhamento, mas ao mesmo tempo vejo uma conexão com a criação, uma coisa anatômica. Tem a figura que lembra um lagarto, um caracol, mas você vê um formato humano. Dá um estranhamento. Mas é legal.


Para completar, o visitante pode mergulhar mais a fundo na história de Tunga, no canal do Youtube do Itaú Cultural, com depoimentos importantes da família, o curador da mostra, seus assistentes, bailarinos e coreógrafos que falam sobre como era o seu trabalho, a sua vida, suas inspirações, seu processo criativo e os materiais utilizados.

Endereço: Avenida Paulista, 149 - Metrô Brigadeiro

Horários: terça a sábado 11h às 20h // domingo 11h às 19h // piso 1, -1 e -2 GRATUITO

Não é necessário agendamento

APRESENTAÇÃO DE COMPROVANTE DE VACINA ATÉ 10/04/2022


 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page