top of page

JARDIM DE CHUVA NA AVENIDA TRUMAIN SOFRE COM ABANDONO PÚBLICO.

  • forumfdc
  • Mar 18, 2022
  • 2 min read

Updated: May 20, 2022

Reportagem: Caroline Rossetto

No dia 29 de dezembro de 2019, a SubPrefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, revitalizou uma praça que sofria com descarte irregular de lixos, presença de animais indesejados, despachos de religiões de matrizes africanas, entre outras coisas.

Há 6 meses, a prefeitura inaugurou mais um jardim de chuva em frente a praça, após inúmeros pedidos dos moradores.

No entanto, seis meses após a construção, o jardim se encontra completamente abandonado, com folhas secas e também há a reclamação da vizinhança, pois foi implantado na frente da garagem de um morador, que está com muita dificuldade de entrar e sair com o seu carro, complicando toda a sua rotina.

O cabeleireiro João Carlos Peres Moreira, é uma das testemunhas que esse jardim de chuva deu errado e que deveria ter sido implantado em outro lugar:

“Essa obra não ficou tão bacana quanto a gente achou que ia ficar, porque ficou mais perigoso, ficou mais estreito e os carros que paravam aqui em frente, não pode mais parar, por descer carro. Começou a ter muitos acidentes e o pessoal joga lixo. O vizinho aqui não consegue guardar o carro, fizeram bem em frente da garagem dele. Ficou bem mais perigoso do que era antes. Antigamente, era bem tranquilo. O espaço era enorme e não tinha perigo de nada. Agora ficou bem complicadinho. Por outro lado, a vizinhança dá uma arrumada de vez em quando: colocam uma flores”, conclui

João Carlos relata os inúmeros acidentes que aconteceu desde que o jardim de chuva foi implantado e que nada foi resolvido em relação às chuvas:

“Estou com esse salão há 3 anos e nunca vi nenhum acidente sério. Desde que esse jardim foi plantado, nesses 3 meses, já teve caminhão passando por cima e um carro quase atropelando uma mulher. Já aconteceu bastante coisa. Na verdade, não consegui enxergar diferença nenhuma. Quando chove, a água que desce: bate e volta. Não sei explicar direito se está dando certo ou não”, afirma ele.

O cabeleireiro também informa que a SubPrefeitura também não fez nenhum tipo de manutenção para o jardim em si, desde que ele foi plantado.

“Acho que veio só uma vez para arrumar a guia que uma carreta passou por cima e agora, eu vi que a grama foi cortada. Não sei se foi a SubPrefeitura porque não tem saco de lixo, nem nada, mas estava com um mato enorme. Mas não sei se foi pessoal que cortou ou a SubPrefeitura”, finaliza.


A capital paulistana está apostando em jardins de chuva para ampliar a permeabilidade do solo e minimizar os efeitos dos alagamentos e enchentes provocados por chuvas intensas. Até o momento, são quase 170 jardins espalhados pela capital e o prefeito Ricardo Nunes, prometeu implantar mais 400 jardins até o final de sua gestão.

Além dessa finalidade, os jardins contribuem para ter mais áreas verdes na cidade, minimizando a poluição, atraindo insetos e colorindo a paisagem.

Entramos em contato com a Supbfereitura Aricanduva/Formosa/Carrão para falarmos sobre o assunto, mas ninguém atendeu as nossas ligações.

Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária para a Cidade de São Paulo.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page