Lideranças falam sobre relevância histórica do mês de março na luta diária pelos direitos da mulher
- forumfdc
- Mar 18, 2023
- 2 min read
Luna Zarattini e Fernanda Curti lembram o papel do mês de março e das manifestações do Dia Internacional das Mulheres na luta, que ocorre durante todo ano por democracia, igualdade e direitos.
O Dia Internacional das Mulheres foi instituído em 8 de março em 1975. Hoje mais de 100 países celebram esta data. A ideia de celebrá-lo anualmente surgiu no final do século XIX e início dos séculos XX nos Estados Unidos e na Europa dentro da luta feminista pelo direito ao voto, melhores condições de vida e trabalho.
Umas das precursoras desta ideia foi a líder socialista alemã Clara Zetkin em 1910 durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhague na Dinamarca.
Uma das organizadoras do 8 de março em São Paulo, liderança do movimento feminista Fernanda Curti fala sobre a importância da data.
“Março é o mês em que mulheres do mundo inteiro saem às ruas para reivindicar uma agenda de direitos e aqui no Brasil não é diferente. Aliás, esse ano as nossas mobilizações tem um caráter especial porque nós conseguimos derrotar um governo que é inimigo das mulheres brasileiras. É por isso que no ano de 2023, nossas mobilizações são em torno da defesa da democracia, do estado de direito e por igualdade, na vida, no trabalho e na política. Esse é um mês que marca uma luta que é feita durante todo ano, até que todas sejam livres. Viva a luta das mulheres brasileiras”, Fernanda Curti.
Luna que assumiu a vereança agora também ressalta a relevância das manifestações de março: “Este dia foi marcado pela a luta das mulheres operárias nos Estados Unidos e o início do fortalecimento dos movimentos feministas que foram fundamentais para a gente qualificar a democracia, porque eu acredito que a democracia precisa ter classe, raça, gênero. Não adianta fazer de um debate de democracia sem falar da cara do povo”, afirma ela.
A Central de Notícias da Rádio INTEIRA AÇÃO é uma iniciativa do Projeto Os Limites do Humor. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments