top of page

Ministro da Educação anuncia medidas para incentivar participação do Enem

  • forumfdc
  • Jan 23, 2024
  • 2 min read

Por Nahama Nunes


O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na terça-feira (16) que o governo vai pagar um benefício extra para os estudantes que realizarem o Enem no terceiro ano do ensino médio, no âmbito do programa Pé de Meia, poupança mensal para incentivar alunos de baixa renda de famílias inscritas no Cadastro Único a concluírem o ensino básico.

Camilo ressaltou que apenas metade dos jovens brasileiros que estão concluindo o ensino médio realizaram a prova do Enem em 2023. “Tem uma distorção muito grande entre os estados, uns com 80% de participação e outros com 40%. Quando a gente fala de educação pública, essa diferença é ainda maior, chega a ser de 80% em um estado e 29% em outro. Apenas 46,7% dos jovens da rede pública fizeram o exame, e nós precisamos dialogar com as redes para identificar os motivos disso. No terceiro ano do ensino médio, o aluno da escola pública vai receber um valor para fazer a prova no Enem. É uma forma de estimular que esses jovens façam o exame. Essa é uma a oportunidade que eles tenham acesso ao ensino superior brasileiro”, afirmou.

Além de coordenar uma articulação para maior divulgação do Enem em escolas públicas por parte das secretarias de educação dos estados, o Ministério quer realizar uma pesquisa com os participantes da última edição do exame para entender os motivos que levam os jovens a não se inscreverem ou desistirem de realizar a prova.

As notas do Enem, que já estão disponíveis para consulta na Página do Participante, podem ser usadas para tentar uma vaga em universidades públicas, pelo Sistema de Seleção Única Unificada (Sisu), ou para pleitear bolsas e financiamentos para cursos em instituições de ensino particulares, via Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), respectivamente.

O edital do Prouni foi publicado nesta quarta-feira e a consulta para oferta de bolsas será disponibilizada em 19/1. As inscrições para o programa começam em 29/1. Segundo o ministro, ainda não há previsão para divulgação do cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), pois a pasta está mudando as regras da política.





A Central de Notícias da Rádio Inteira Ação é uma iniciativa do Projeto EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page