No mês das mulheres apesar das conquistas não há tanto o que comemorar
- forumfdc
- Mar 31, 2022
- 2 min read
Updated: May 20, 2022
O mês de março é um período para lembrar e dar visibilidade pela luta das mulheres e de suas conquistas.
O Brasil alcançou índice triste nas estatísticas dos direitos humanos, é o segundo país mais violento do mundo em relação às mulheres, com um estupro a cada 10 minutos e um feminicídio a cada 7 horas
O levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado dia 7 de março, na véspera do Dia Internacional da Mulher, mostra que o número de estupros contra mulheres aumentou 3,7% em 2021 em relação a 2020. Segundo o relatório, foram 56 mil e 98 casos no ano passado, ou um crime a cada dez minutos.
Em relação aos feminicídios, os registros caíram 2,4%, mas o país segue com o índice alarmante de um assassinato motivado pela condição feminina a cada sete horas.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, a entidade aponta um total de 100 mil 398 meninas e mulheres vítimas de violência sexual até 31 de dezembro de 2021.
Das 27 unidades federativas do país, 18 tiveram aumento dos casos de estupro e estupro de vulnerável — quando a vítima tem menos de 14 anos ou é incapaz de oferecer resistência.
A pesquisa foi feita com base nos boletins de ocorrência das polícias civis brasileiras.
Orçamento de combate à violência contra a mulher cai ao menor patamar na gestão Bolsonaro, diz estudo
Os investimentos para o combate à violência contra a mulher feitos pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos atingiram o patamar mais baixo durante o governo Jair Bolsonaro.
Segundo levantamento do Instituto de Estudos Socioeconômicos, a alocação de recursos do Ministério de Damares prevista para 2022 é de R$ 43,2 milhões, mais de três vezes menor do que em 2020, quando foi de R$ 132,5 milhões
A Central de Notícias da Rádio INTEIRA AÇÃO é uma iniciativa do Projeto Como funciona a cultura do cancelamento. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Comments