PRESTES A COMPLETAR 50 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO, O PARQUE CERET PENSA NO FUTURO.
- forumfdc
- Feb 9, 2022
- 2 min read
Updated: May 20, 2022
Em 2025, o Parque Ceret, localizado na Anália Franco, completará 50 anos. Em comemoração, a direção do parque começou a pensar no futuro.
O Centro Esportivo do Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador é um dos parques mais completos de São Paulo.
Com 286.000 mil metros de área, o local reúne uma série de atividades culturais e esportivas para quem deseja descansar, relaxar, praticar esportes ou simplesmente, curtir a natureza,dentro da cidade.
Antes de passar para a administração do Clube CERET, o espaço de 750.000 mil metros, era uma grande reserva de Mata Atlântica, que ficou conhecida como Mata Paula Souza. Parte dessa reserva foi desapropriada e o restante, o governador da época, Abreu Sodré,destinou a área verde para a construção da área de lazer, que se iniciou em 1973.
E, pensando em uma área mais verde, mais sustentável e mais florida,o gestor de áreas verdes do parque, Luciano Brusseroni, revela planos para o futuro do local:
“Em 2025, o CERET vai completar 50 anos de sua fundação. Estamos pensando em fazer uma modernização na parte paisagística. Estamos plantando muitas hortênsias, azaleias… estamos plantando agora, para que até lá, possam estar bonitas. Um jardim demora anos para ficar pronto. Estamos trabalhando nisso”.
Além disso, o plantio de novas árvores está nos planos:
“Estamos trazendo o plantio de árvores nativas do Brasil todo, como árvores frutíferas que antes não tinha, como: gabiroba, camu-camu, bioroxo, araçá-piranga e também o jenipapo. Essas plantas trazem características individuais. O jenipapo, por exemplo, é usado para pintura corporal e também cerâmicas, além de ser saudável e ser tratado para combater asma, anemia e problemas no fígado. Então,são plantas que vão estimular o conhecimento das pessoas na área de arborização. A ideia é criar novas áreas de conhecimento mesmo. O CERET é uma enciclopédia viva.”afirma ele.
A plantação de pau- brasil, espécie considerada em extinção, está prevista para embelezar o parque:
“O fornecimento vem do Viveiro Manequinho Lopes, dentro do Parque do Ibirapuera. Eles nos enviaram todas as mudas que a gente precisa e as mudas ornamentais, recebemos pelo Parque do Carmo”
Considerado um dos melhor locais para se passear na Zona Leste de São Paulo,por conter 90% de área verde e consequentemente, ter uma melhor qualidade do ar, Luciano contribui para isso:
“Em dezembro, plantamos 900 mudas e em janeiro, vamos trabalhar com uma média de 1000 mudas ornamentais por mês. Vamos tentar deixar o parque mais bonito em 2025”
Para o munícipe que deseja conhecer o parque, ele está localizado na Rua Canuto de Abreu, s/n, Vila Formosa, funciona diariamente das 06h00 às 22h00 e a entrada é gratuita. Não possui estacionamento.
Reportagem: Caroline Rossetto
Este projeto foi realiza do com o apoio da 5ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária para a Cidade de São Paulo

Comments