Quedas de árvores na cidade de São Paulo têm causado dor de cabeça e deixado a população em alerta
- forumfdc
- Feb 16, 2022
- 2 min read
Updated: May 20, 2022
Basta uma forte chuva para causar preocupação para quem mora ou trabalha em regiões com número elevado de árvores.
Desde dezembro, quando chegou o verão, com as mudanças climáticas e chuvas torrenciais carregadas de raios e ventania, caíram centenas de árvores na cidade de São Paulo.
Em cada quadra no Carrão/Tatuapé e Vila Formosa, de uma a três ocorrências de galhos ou árvores foram observadas. Segundo registros, as pessoas que trabalham ou moram na região relatam os sustos e as perdas, causados pelas quedas de árvores de grande porte, muitas delas localizadas próximo a escolas e hospitais.
A senhora Débora, funcionária de uma sorveteria, viu o momento que um galho gigante atingiu um carro estacionado, na rua Airi, dia 19 de janeiro. Ela conta que a dona acionou o corpo de bombeiros que serrou o tronco para liberar o veículo. Outra testemunha, o segurança de um centro comercial ao lado, contou que um raio atingiu essa árvore e depois ela caiu.
Qual o nome da senhora? Débora. O que a senhora viu? Vi que começou a ameaçar chuva, com a ventania muito forte, e estava bem de frente, caiu em cima do galho. E caiu em qual rua? É nessa rua Airi.
Na quadra ao lado, na rua Padre Estevão Pernet, outra árvore gigante que caiu, em dezembro, arrastou poste e toda a fiação. Com o impacto, dois carros foram atingidos. Uma das vítimas, um senhor, que não teve ferimentos, mas estava com a filha no carro quando foi pegar na escola, ficou tremendo segundo testemunhas. Ainda, poderia correr o risco de exposição de choque, pois seu carro ficou preso sob os galhos e com toda a fiação sobre o automóvel.
O caso dessa árvore é uma das ocorrências mais frequentes atendidas pelo Corpo de Bombeiro, Defesa Civil e Enel. Muitos comerciantes tiveram dor de cabeça, foram obrigados a fechar as portas. No Tatuapé, várias quadras atingidas ficaram em média de 6h a 8h sem energia e telefonia.
A Catherine, que registrou o vídeo na frente de seu restaurante, na rua Tijuco Preto, reclamou do prejuízo com a falta de energia, telefone e internet. Ela ressalta que houve perdas de mercadorias e interrompeu o sistema de entregas delivery.
No dia dessa entrevista, a empresa de telefonia vistoriou a calçada do estabelecimento de Catherine, que alegou oscilação da internet. Nas imagens, a fiação estava amarrada nos imóveis e os fios cortados e espalhados pelo chão.
A Defesa Civil da cidade de São Paulo diz que só nos primeiros dias de fevereiro atendeu 86 quedas de árvores. De acordo com a subprefeitura da V.Formosa, Carrão e Tatuapé, na queda das árvores são realizados replantios de mudas pelo setor de verde
Em casos de emergência Ligue para o corpo de bombeiros no 193
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Secretaria da Subprefeitura/ Secretaria do Verde e Meio Ambiente/ Defesa Civil/ Corpo de Bombeiros
Este projeto foi realizado como apoio da 5ªedição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária para a Cidade de São Paulo

Comments