Subprefeitura Aricanduva realiza limpeza de galerias
- forumfdc
- Feb 2, 2023
- 2 min read
Updated: Feb 27, 2023
A população do Aricanduva sempre enfrentou problemas com as fortes chuvas naregião, contudo as equipes estão a todo vapor para amenizar e solucionar pontos de enchentes e alagamentos, afirma a supervisão de zeladoria da subprefeitura de Aricanduva.
A subprefeitura que localizou um ponto de enchente entre as ruas Tiúba e Tamaindé, na Vila Carrão, enviou equipes para realizar o serviço de desentupimento na drenagem das águas em via pública, limpeza e manutenção de boca de lobo.
Já era tempo para Lucimara, vizinha moradora no local. Ela reclama da sujeira que sempre entope os bueiros e acumula água nas vias. "Principalmente quando chove que molha todo mundo do outro lado da rua", reclama.
A supervisão de zeladoria informa que realiza várias ações para mitigar pontos isolados e crônicos de enchentes, tais como: Limpeza Manual e Mecanizada de Córregos. São contratos para a limpeza dos canais, onde equipes percorrem diariamente o Córrego Aricanduva, Tapera, Ipiranguinha e seus afluentes.
Para um trabalho mais qualificado, duas equipes de manutenção dos sistemas de drenagem de águas pluviais realizam limpeza de bocas de lobo, galerias de águas pluviais e demais sistemas de drenagem, minimizando os riscos de enchentes po defeitos ou entupimentos de galerias.
Atualmente, são utilizados 05 pôlderes e 01 piscinão aberto como forma de armazenamento da água de chuva em pontos históricos de enchentes que bombeiam as águas armazenadas para o canal do Córrego Aricanduva.
Segundo a subprefeitura, os trabalhos são precisos, pois utilizam de equipamentos modernos e mantém equipe de profissionais treinados e capacitados para realizar a limpeza de galeria para drenagem de águas pluviais e de esgoto, a fim de retiradade descartes irregular de objetos para diminuir os resíduos que possam causar enchentes, ou seja, acúmulo e transbordamento nas ruas.
Quando a limpeza de galerias pluviais não é feita de maneira correta e periodicamente, resulta no surgimento de dejetos, o que gera entupimento e consequentemente mal funcionamento das galerias.
Com a rede pluvial entupida, há grandes chances dessas águas transbordarem e acabarem invadindo os imóveis, com isso trazendo esgoto, resíduos, pragas entre outras perturbações. Com o tempo, o sistema acaba sendo bloqueado por terra, pedras e entulhos, reduzindo drasticamente a capacidade de escoamento da rede eprovocando grandes alagamentos a cada chuva.
Uma das técnicas mais utilizadas na limpeza de galerias pluviais é o hidrojateamento, um método seguro e eficaz que utiliza a alta pressão da água para eliminar os resíduos acumulados nas tubulações subterrâneas, pois quando não retirados, acarretam danos ao ponto de transbordar, podendo chegar à superfície.
De acordo com a supervisão da subprefeitura de Aricanduva, essa técnica multifuncional é recomendada para realizar a limpeza de galerias pluviais, por conseguir remover objetos que não seriam possíveis sem a alta pressão e vazão de água.
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Subprefeitura de Aricanduva, Vila Formosa e Vila Carrão
Imagens: Márcia Brasil/ Redes sociais
A Central de Notícias da Rádio INTEIRA AÇÃO é uma iniciativa do Projeto Os Limites do Humor. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments