VACINA 4ª DOSE COVID PESSOAS 70+
- forumfdc
- Apr 13, 2022
- 2 min read
Updated: May 20, 2022
Atenção, vovôs e vovós com mais de 70 anos, a partir de terça-feira, dia 29 de março, a secretaria municipal de saúde irá começar a aplicar a 4ª dose de vacina contra a covid-19, em idosos acima dos 70 anos e que estejam com a vacinação completa e com quatro meses da terceira dose aplicada.
A imunização irá acontecer em todas as unidades básicas de saúde da capital, que funciona das 07h00 às 19h00, além de megas postos e drive-thrus das 08h00 às 17h00, os idosos com incapacidade de locomoção, acamados, ou outros tipos de dificuldades que não dê para ir até ao local para se vacinar, a atenção básica, por meio da estratégia saúde da família irão atender em domicílio.
São quase 600 mil idosos nessa faixa etária na residentes na capital e quase 500 mil estão elegíveis para a segunda dose de reforço, para a vacinação, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e um documento de identificação com foto, como o rg.
A 4ª dose da vacina ou 2ª dose de reforço adicional na capital começou no dia 18 de março, atendendo idosos a partir dos 80 anos de idade, já foram aplicadas quase 30 mil doses da nova remessa de vacinação.
Segundo o secretaria municipal de saúde, Edson Aparecido Leite, a 4ª dose é necessária para reforçar mais a proteção contra o covid-19 em idosos, pois essa população com essa faixa etária foi a mais afetada com a variante ômicron, que obteve um número superior a óbitos como nos outros dois picos do pior momento da pandemia, em 2020 e em 2021.
Além disso, o governo recomendou a 4ª dose para indivíduos imunossuprimidos com mais de 18 anos e com o esquema vacinal completo (com as duas doses, mais a dose adicional), o intervalo para a nova dose são 4 meses contados após a última aplicação.
Além disso, a campanha foi estendida é recomendada para adolescentes de 12 a 14 anos imunossuprimidos e que também incluem pessoas que estão realizando quimioterapia, transplantados e que são portadores do vírus hiv/aids.
Vale lembrar que o ministério da saúde do governo federal não havia recomendado a 4ª dose por não haver dados científicos da necessidade da aplicação/ no entanto, alguns estados brasileiros iniciaram por conta própria a nova dose adicional.E então, o ministério voltou atrás e no momento, recomenda a 4ª aplicação em pessoas imunocomprometidas acima dos 18 anos.

Comments