Videogames continuam sendo um dos hobbies mais comuns entre os brasileiros
- forumfdc
- 1 day ago
- 2 min read
Pesquisa mostra que 82% das pessoas consomem jogos digitais, e a técnologia colabora para isso.
Por Victoria Marques
Videogame é o hobby preferido de muitos jogadores, e hoje o acesso ocorre nos consoles, computadores e celulares. Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB), empresa que estuda a audiência de jogos digitais na América Latina, 82% dos brasileiros consomem games virtuais.
Dentro desse número, 44,4% são da classe média e quase metade (49,4%) são da geração Geração Y (nascidos entre 1980 e 1990). Já 61,3% da Geração Z (nascidos entre os anos 90 e 2010) que costuma jogar se considera gamer.
O desenvolvedor de software Gabriel Barbosa faz parte dessa porcentagem de pessoas que joga com muita frequência desde criança e, atualmente, nota como essa indústria evoluíu: “Hoje em dia a tecnologia já avançou muito, então acho que a inteligência artificial tem ajudado bastante os jogos”, afirma. Ele pontua que acredita que o desenvolvimento mudou muito: “Em questão de gráfico e história, hoje acho que tem muito mais investimento do que antigamente”.
O público também mudou muito com o passar dos anos. A pesquisa da PGB mostrou que, em 2025, as mulheres se tornaram 53,2%, crescendo mais de 2% em relação a 2024. Como no caso de Lorena Oliveira, que conta que os jogos entraram de fato em sua vida há cinco anos e se tornaram um meio de conforto e diversão com os amigos: “Eu acho que ajuda a interagir, principalmente. A gente tem um amigo que mora em Cuiabá, a gente não consegue ver ele o tempo todo, né? Então a gente joga junto”.
A sensação de conforto foi comprovada cientificamente em 2023 pela Entertainment Software Association, que apontou que esse é um dos maiores motivos para jogar, além de diversão e passatempo.
A Central de Notícias da Rádio Inteira Ação é uma iniciativa do Projeto “A Era booktok: A nova cara da literatura brasileira!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Comments