Fórum Municipal de Hip Hop luta pelo fim do racismo e guerra dos privilégios
- forumfdc
- Jun 19, 2023
- 2 min read
Criado em 2005, o Fórum do Hip Hop é um espaço de debates entre os militantes do movimento na cidade de São Paulo. Por meio do Fórum, o coletivo se organiza para expressão política, social e cultural com incidência em diversas articulações e efetivação de leis municipais que valorizam o cenário artístico periférico. À frente desta iniciativa, está André Luiz dos Santos, o rapper Pirata, que desde a sua adolescência encontrou no hip hop form de lutar contra o racismo, à exclusão, o privilégio e à violência policial.
“O Fórum de Hip Hop luta desde 2005 pelo fim do racismo no Brasil. Precisamos sair da guerra dos privilégios. Queremos espaços coletivos, sem individualismo. Entendo muito sobre o orçamento da cidade de São Paulo e com ele precisamos colocar o povo no centro do desenvolvimento. Muita gente tem preconceito com o Fórum e bloqueia a gente nas secretarias de cultura. Mas a luta é para que o artista de rua fale por ele mesmo. Não queremos representantes falando sobre a periferia, a periferia mesmo tem que falar por ela. O povo deve voltar para o centro do debate político do país e essas são algumas das razões da existência do Fórum do Hip Hop”, declara André.
Produtor musical, de vídeos, de shows artísticos, cinegrafista, jornalista, ativista social, rapper André tem em seu repertório mais de 300 letras compostas, diversos artigos, mais de cinco mil ocorrências no Google, 90 vídeos no Youtube, além de 40 músicas gravadas. Em entrevista ao Central de Notícias, ele falou sobre as dificuldades de fazer rapper político no país.
“Sou um artista independente desde quando comecei no hip hop. A gente atua na política cultural da cidade de São Paulo. Uso a música como instrumento de conscientizar as pessoas. O problema é ser muito crítico porque às vezes você tem mais dificuldade de fazer suas músicas andarem. As pessoas não querem ouvir o que é legítimo. O rap político no Brasil sempre existiu. Tem muita gente boa fazendo rap de qualidade por aí. O grande problema é que a política cultural não está deixando a periferia andar. A gente tem que voltar para a periferia. Ela precisa ser tema da política cultural do país. Não vivemos mais no governo Bolsonaro, né? Não adianta as pessoas quererem falar da gente sem deixar a gente ser a gente”, explanou.
Quem quiser conhecer e acompanhar o trabalho primoroso do rapper Pirata, basta segui-lo nas redes sociais. Em todas elas é só encontrar @rapperpirata.
A Central de Notícias da Rádio INTEIRA AÇÃO é uma iniciativa do Projeto Lady Leste Glória Groove. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments