Prefeitura de São Paulo prorroga vacinação contra gripe por tempo indeterminado
- forumfdc
- Jun 9, 2023
- 2 min read
A prefeitura de São Paulo prorrogou por tempo indeterminado a vacinação contra gripe para toda população acima dos 6 meses de idade. Desde o último dia 15, a administração municipal está aplicando a vacina nesse grupo.
O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, disse que a prorrogação é mais uma oportunidade àqueles que ainda não foram se imunizar contra a doença. Ele destaca que a vacinação é um gesto de cuidado, proteção e a melhor forma de prevenção contra as doenças.
O médico infectologista Dirceu Grecco, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais explica quais doenças a vacina da gripe protege e esclarece boatos em torno do imunizante.
“A doença específica é a influenza. A cada ano existe a troca dos componentes da vacina em que eles são avaliados para ver quais são as cepas que estão circulando. A vacina, liberada pelo SUS, é a trivalente. Ela tem três vírus diferentes. São os mais comuns. É importante lembrar que a vacina não causa gripe. Ela é produzida com componentes inativados do vírus. Para as pessoas que têm medo de tomar o imunizante, a gente lembra que todas elas tomaram durante a sua evolução cerca de 10 vacinas que são semelhantes as que estão sendo disponibilizadas agora”, afirmou.
As doses contra o vírus Influenza são aplicadas em todas as unidades básicas de saúde (UBSs), com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e nas assistências médicas ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que atendem das 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados.
A população pode procurar a UBS mais próxima de sua residência pela plataforma Busca Saúde.
A Central de Notícias da Rádio INTEIRA AÇÃO é uma iniciativa do Projeto Lady Leste Glória Groove. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments