top of page

Produção de alimentos saudáveis e preservação do Meio Ambiente são destaques da Feira da Reforma Ag

  • forumfdc
  • May 24, 2023
  • 2 min read


Coordenador nacional do coletivo de agroecologia do MST fala sobre as perspectivas do projeto lançado em 2020, que prevê até 2030 plantar 100 milhões de árvores.

Em 2020, o MST lançou o Plano Nacional “Plantar Árvores, produzir alimentos saudáveis”. A ideia do projeto é chamar a sociedade para urgência de transformar a defesa do meio ambiente em uma luta popular. De acordo com o movimento, objetivo é enfrentar a crise ecológica e o aprofundamento das desigualdades socioeconômicas.

Foram organizados coletivos para atuar na implementação do Plano Nacional em assentamentos, escolas do campo, centros de formação e cooperativas, nos 23 estados onde o MST está presente e no Distrito Federal.

O coordenador do coletivo nacional “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis”, Camilo Augusto Ramalho Santana de Rondonia, fala sobre o projeto de agroecologia do movimento:

“O MST tem distintas e várias experiências em torno da agroecologia, dos alimentos saudáveis, que visa conciliar a produção desses alimentos com a preservação do meio ambiente e em 2020 nós lançamos o plano nacional “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis” que tem a meta de plantar 100 milhões de árvores até 2030”.

De acordo com Camilo este plano tem a meta de chamar atenção da sociedade sobre a necessidade da proteção do meio ambiente e diálogo com a população para mostrar que é possível produzir alimentos saudáveis na medida que você protege os rios, as árvores e florestas.

Ele ressalta que a Feira Nacional da Reforma Agrária, que ocorreu do dia 11 ao dia 14 de maio, no parque da Agua Branca, zona oeste de São Paulo é a grande expressão desse objetivo agroecológico: “Você vê uma grande quantidade de alimentos e de produção. Na mesma medida os territórios do MST vem sendo exemplos, ganhando inclusive prêmios internacionais de preservação do meio ambiente.

Segundo o coordenador do projeto, o movimento entende que quem protege o meio ambiente são as pessoas, sobretudo, os povos indígenas, povos camponeses e ribeirinhos. Camilo destaca que a Feira é um exemplo de Espaço de conciliação da produção de alimentos saudáveis com a preservação do meio ambiente ao contrário do que faz o agronegócio com o monocultivo.


A Central de Notícias da Rádio INTEIRA AÇÃO é uma iniciativa do Projeto Lady Leste Glória Groove. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


Jornalista: Diane Costa

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page