top of page

Efeito Copa do Mundo: como as premiações internacionais reacenderam o interesse pelo cinema nacional

  • forumfdc
  • 6 days ago
  • 2 min read

O sucesso de filmes como "Ainda Estou Aqui" e "O Agente Secreto" em festivais estrangeiros cria fenômeno de torcida e atrai público acostumado com blockbusters.

Por Elder Oliveira

Esqueça o preconceito de que "filme brasileiro é só sobre violência". Impulsionado por uma recente onda de reconhecimento em festivais como Cannes, Veneza e nas premiações norte-americanas, o cinema nacional vive um momento de "hype" que tem mudado o comportamento do espectador.

Nas filas dos cinemas, o sentimento é de patriotismo. Um espectador entrevistado pela reportagem compara a temporada de premiações a um evento esportivo. "A gente começou [a acompanhar] o ano passado. É meio torcida tipo Copa do Mundo. A gente ficou torcendo e tudo mais", revela.

Esse movimento tem feito com que pessoas que habitualmente consomem apenas blockbusters deem uma chance às produções locais. "Não é muito de costume [ver filme nacional], a gente tá indo meio na onda de Oscar", admite o entrevistado, que elogiou a dinâmica e a representação da cultura regional de Recife no filme O Agente Secreto.

Para o professor universitário William Trevisani, esse fenômeno é uma resposta à longa dominância cultural norte-americana no Brasil. Ele analisa que a validação vinda de fora, através de prêmios como o Globo de Ouro e o Oscar, funciona como um selo de qualidade que atrai o público cético.

"Eles elevaram o cinema nacional num patamar internacional que as pessoas agora não têm como virar a cara", explica Trevisani. Segundo ele, isso ajuda a combater o estigma de que o cinema brasileiro se resume a retratar a pobreza. "As pessoas estão percebendo novamente que o cinema nacional tem valor", completa.

Além da "torcida", os filmes premiados têm cumprido um papel educativo. Trevisani, que viveu o período da ditadura militar, destaca a importância de obras que revisitam esse tema de formas diferentes, como visto nas atuações recentes de Fernanda Torres. "É um assunto que ainda merece ser muito comentado. Se você não estudar a fundo, pode até pensar que não aconteceu, como muitas pessoas disseminam em grupos de WhatsApp", alerta o professor.

Seja pela estatueta ou pela memória, o fato é que as poltronas estão ocupadas e o cinema brasileiro voltou a ser assunto nas rodas de conversa.

A Central de Notícias da Rádio Inteira Ação é uma iniciativa do Projeto “A Era booktok: A nova cara da literatura brasileira!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page