top of page

Segundo pesquisa, mulheres se tornam maioria entre os jogadores de videogame

  • forumfdc
  • Dec 17, 2025
  • 2 min read

Os números da Pesquisa Games Brasil, aponta que o público feminino é de quase 52%.


Por Victoria Marques


Segundo dados da Pesquisa Games Brasil, o público feminino representa mais da metade dos gamers brasileiros, representando 51,9% dos jogadores do país. O levantamento também descobriu que 85,2% da população afirma jogar algum tipo de jogo eletrônico.

Apresentadora na área de games há 13 anos, Mariana Ayrez, e afirma que as mulheres conquistaram muito espaço, mas acredita que nos últimos anos, houve um regresso: “O mundo dos jogos não acolhe as mulheres, nunca acolheu, mas eu penso que a gente conquistou muita coisa. Acho que nos últimos tempos deu uma retrocedida”. “Eu acho que hoje a gente a gente banca mais o nosso espaço, a gente defende mais as amigas, a gente bate mais no peito”, continuou.

No setor de crianção de jogos, Ayrez também acredita que as mulheres ainda têm pouco espaço, mas nota uma evolução: "Acho que há pouca presença feminina no desenvolvimento (dos jogos) e nas empresas que desenvolvem jogos, mas eu também acho que comparado com anos atrás a gente está progredindo cada vez mais”.

 

Iara Jane, também conhecida como Jay, é produtora de jogos trabalha na área há quase 5 anos e conta que sua experiência foi diferente e que teve sorte por trabalhar com muitas mulheres: “Desde que eu comecei, parece que a cada ano eu trabalho com mais mulheres”.

Além do desenvolvimento de jogos, as mulheres também fazem lives – que são vídeos ao vivo – jogando, como no caso de Juliana Ventura, também conhecida como Zuzu. Ela começou a fazer lives em 2015 e hoje em dia é atriz e dubladora, e fala sobre ofensas que recebeu através de comentários na internet: “Na internet, nós, mulheres, às vezes sofremos com o lado obscuro, né? Por exemplo, eu já tive problema com stalker, gente que te persegue. As pessoas fazem montagens suas e jogam em sites não apropriados, só por você estar lá”.

Juliana reflete sobre o futuro para as mulheres nos games: “Parece que as pessoas estão um pouquinho mais mente aberta, tipo: você não precisa odiar as mulheres só por existirem no jogo online. Talvez esteja melhorando, mas eu não tenho tanta certeza, né? Porque sempre vai existir aquela comunidade que vai tentar te derrubar”.

A Central de Notícias da Rádio Inteira Ação é uma iniciativa do Projeto “A Era booktok: A nova cara da literatura brasileira!”. Este projeto foi realizado com o apoio da 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Twitter
  • TikTok
  • YouTube

© 2021 Criado por Disco1

logo fdc.jpeg

Filiada à

bottom of page